Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Londres pronta a pagar até 40 mil milhões de euros a União Europeia

O Reino Unido está pronto para pagar até 40 mil milhões de euros à União Europeia, no âmbito da saída do país do bloco comunitário, noticiou hoje o jornal Sunday Telegraph, citando fontes governamentais.

Londres pronta a pagar até 40 mil milhões de euros a União Europeia
Notícias ao Minuto

06:28 - 06/08/17 por Lusa

Economia Brexit

Esta é a primeira vez que fontes britânicas referem um montante para a fatura do Brexit [saída do Reino Unido da UE], muito inferior aos 100 mil milhões de euros referidos por Bruxelas.

De acordo com o jornal, que cita responsáveis governamentais que pediram o anonimato, o Reino Unido estará disposta a pagar até 40 mil milhões desde que a UE aceite negociar as questões financeiras no âmbito de um acordo geral sobre as futuras relações entre Londres e o bloco europeu, nomeadamente as relações comerciais.

Bruxelas considerou que, antes das negociações de um acordo de livre comércio, são necessários progressos no dossiê financeiro, bem como sobre os direitos dos cidadãos europeus a residir no Reino Unido e sobre a questão da fronteira entre a Irlanda do Norte (que faz parte do país) e a República da Irlanda (Estado-membro da UE).

De acordo com o Telegraph, os responsáveis britânicos planeiam apresentar uma transação na qual o Reino Unido continuará a efetuar pagamentos anuais de dez mil milhões de euros líquidos à UE, durante um período máximo de três anos após a saída do bloco, que deverá acontecer em março de 2019.

Estes montantes seriam pagos como contrapartida de um acesso continuado de Londres ao mercado único europeia e "adiantamento" da fatura final.

Até agora, o principal negociador da UE, o francês Michel Barnier, recusou avançar publicamente um montante para a fatura da saída do Reino Unido.

Barnier declarou que "a metodologia" a ser utilizada para determinar quanto Londres vai pagar deverá ser elaborada durante a primeira fase das negociações do Brexit, com fim previsto para outubro.

Vários altos responsáveis da UE confirmaram à agência noticiosa France Presse (AFP) a estimativa europeia de 100 mil milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório