Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Standard & Poor's mantém dívida de Moçambique em incumprimento seletivo

A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) decidiu hoje manter o 'rating' para a dívida em moeda externa de Moçambique em 'Incumprimento Seletivo' e também manteve a dívida emitida em meticais abaixo da recomendação de investimento.

Standard & Poor's mantém dívida de Moçambique em incumprimento seletivo
Notícias ao Minuto

23:39 - 04/08/17 por Lusa

Economia Rating

"A S&P Global Ratings afirmou hoje o 'rating' em moeda externa de curto e longo prazo em 'Incumprimento Seletivo' ['Selective Default', no original em inglês] da República de Moçambique e o 'rating' das emissões soberanas de curto e longo prazo em moeda nacional em B/B-", lê-se na ação de 'rating' anunciada hoje na página da agência.

A perspetiva de evolução para as emissões de dívida em meticais mantêm-se estáveis, o que significa que "não é previsível que haja uma melhoria na avaliação da dívida interna nos próximos 12 meses", enquanto as emissões em moeda externa, os chamados 'eurobonds', não têm uma previsão de evolução porque são um facto - o incumprimento financeiro - e não uma avaliação da capacidade do emissor para pagar aos credores.

A Perspetiva de Evolução Estável para a avaliação das emissões de dívida em meticais é explicada com a convicção dos analistas de que Moçambique vai continuar a pagar a estes credores.

"Achamos que é improvável que a República de Moçambique vá incorporar a dívida em moeda nacional nas conversações sobre reestruturação da dívida, e vai continuar a honrar os pagamentos da dívida interna, em meticais", explicam os analistas Ravi Bhatia e Gardner Rusike, responsáveis pelo documento hoje divulgado.

Moçambique entrou em incumprimento financeiro a 18 de janeiro deste ano, quando falhou o pagamento de um cupão de quase 60 milhões de dólares relativo à emissão de dívida de 727 milhões de dólares com maturidade em 2023, e falhou novamente outro pagamento a 18 de julho.

Logo em novembro do ano passado, o Ministério das Finanças argumentou que não iria ter liquidez suficiente para honrar os compromissos financeiros internacionais durante todo este ano.

Sobre as falhas de pagamentos dos empréstimos contraídos pela Proindicus e pela Mozambique Asset Management (MAM), a S&P admite que a validade das garantias estatais dadas a estes empréstimos "possa ser desafiada pelos detentores de dívida em moeda estrangeira durante as conversações sobre a reestruturação, o que pode adiar ainda mais as conversações".

No entanto, acrescentam que como não avaliam o 'rating' destes empréstimos, não emitem opinião sobre "o prazo ou a validade das garantias" estatais dadas por Moçambique.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório