Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Na Escócia, uma central eólica flutuante promete mudar o mundo energético

Um projeto pioneiro da Statoil vai testar os limites da produção energética e pode ser o primeiro passo para um maior aproveitamento dos ventos marítimos.

Notícias ao Minuto

06:43 - 06/08/17 por Bruno Mourão

Economia Inovação

Montar turbinas eólicas no mar não é inédito - em Portugal, por exemplo, a WindFloat está a desenvolver um projeto do género - mas o setor energético nunca teve um projeto com a Hywind Wind Farm. 

Ao largo da Grã-Bretanha, junto da costa escocesa, a empresa energética do Estado norueguês decidiu montar a primeira central flutuante de energia eólica, construída com um investimento de 230 milhões de euros. 

Segundo o vídeo de apresentação do projeto, que pode ver na galeria, o projeto será capaz de alimentar 20 mil casas com energia elétrica produzida por cinco turbinas flutuantes, montadas em bases estabilizadoras com ligação ao leito do mar a cerca de 30 quilómetros da costa. Cada turbina será capaz de produzir cerca de seis megawatts de energia. 

A CNN refere que o projeto é mais um passo no aproveitamento dos ventos oceânicos, um recurso quase inexplorado no mundo energético atual. 

O projeto já está praticamente concluído e a produção de energia deverá começar no final deste ano, junto às cidades de Aberdeen e Peterhead. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório