Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Bezos ou Gates? Nem um nem outro. Homem mais rico do mundo será... Putin

Um fascinante testemunho dado por um antigo acionista da Gazprom levanta o véu sobre um império financeiro que poderá ultrapassar a imaginação dos especialistas.

Bezos ou Gates? Nem um nem outro. Homem mais rico do mundo será... Putin
Notícias ao Minuto

08:47 - 05/08/17 por Bruno Mourão

Economia Riqueza

Na semana passada, a ultrapassagem do dono da Amazon, Jeff Bezos, a Bill Gates na lista de homens mais ricos do mundo da Forbes foi notícia em todo o mundo. Horas depois, as ações da Amazon perderam algum valor e Jeff Bezos perdeu a liderança novamente, mas promete voltar à carga em breve. 

No meio desta troca de cadeiras, surgiu um testemunho curioso, que aponta outro nome como o verdadeiro dono do título de homem mais rico do mundo. 

"Eu acredito que Vladimir Putin tem uma fortuna de 170 mil milhões de euros", afirma Bill Browder, CEO da Hermitage Capital e uma das testemunhas no processo de investigação do Senado norte-americano à alegada interferência russa nas eleições que escolheram Donald Trump como presidente dos Estados Unidos da América. 

Para quem não o conhece, Bill Browder é um investidor experiente, antigo dono do maior dossier de investimentos na Rússia, que incluía em tempos participações na Gazprom, na Surguneftegas e em várias outras empresas públicas da Rússia. Durante anos, o empresário movimentou-se nos bastidores da economia russa e recebeu informações sobre a alegada teia de influências, assassinatos e extorsões que terão permitido a Putin criar um império financeiro sem igual. 

Segundo Browder, a vida financeira de Putin mudou depois do julgamento público de Mikhail Khodorkovsky, o antigo homem mais rico da Rússia que foi preso em 2003 e apareceu na televisão nacional dentro de uma jaula, enviando uma mensagem a todos os oligarcas do país. 

"A imagem foi muito poderosa, porque mais ninguém queria estar naquela posição", explica Bill Browder. "Depois da condenação de Khodorkovsky, os restantes oligarcas foram falar com Putin e perguntaram o que era preciso para serem enjaulados. Segundo todas as indicações, Putin exigiu 50% de tudo o que tinham. Não para o governo, mas para ele próprio." 

"Desde esse momento, Putin tornou-se o maior oligarca da Rússia e o homem mais rico do mundo", explica Bill Browder, que foi obrigado a deixar a Rússia pouco depois. O investidor contou ainda ao Senado norte-americano a história do suposto assassinato de Sergei Magnitsky, o advogado que tinha sido contratado por Browder para investigar a corrupção de Putin na subida ao poder. 

Oficialmente, Vladimir Putin apenas declara um rendimento anual de 112 mil euros por ano, referente ao salário do cargo político que ocupa, e só é dono de um modesto apartamento em Moscovo. No entanto, existem rumores de que o presidente russo é dono de múltiplas mansões, iates, carros, relógios de luxo, helicópteros e aviões privados; as estimativas mais conservadoras apontam para um império de cerca de 33 mil milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório