Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Tráfego de mercadorias em portos espanhóis sobe 3,4% no 1.º semestre

O tráfego de mercadorias nos portos marítimos espanhóis aumentou 3,4%, para 260,9 milhões de toneladas, no primeiro semestre do ano face ao mesmo período de 2016, apesar de conflitos laborais com estivadores, segundo dados da autoridade local.

Tráfego de mercadorias em portos espanhóis sobe 3,4% no 1.º semestre
Notícias ao Minuto

13:17 - 04/08/17 por Lusa

Economia Dados

Embora a evolução global tenha sido positiva, os movimentos diminuíram em 10 dos 28 portos de Espanha, incluindo os dois principais - Algeciras (menos 6,75%) e Valência (menos 0,07%) -, enquanto o terceiro maior, Barcelona, registou um crescimento de mais 18,2%.

No mês de junho, no qual se concentraram as greves dos estivadores espanhóis, em protesto contra as novas regras de estabelecimento de empresas e de contratação de trabalhadores, verificaram-se descidas no tráfego marítimo face a 2016: menos 0,6% de mercadorias em geral, menos 1,6% de mercadorias em trânsito, menos 4,6% de contentores e menos 3% de contentores em trânsito.

O parlamento espanhol aprovou em maio um diploma do Governo para liberalizar o trabalho dos estivadores, a fim de cumprir uma sentença do Tribunal de Justiça da União Europeia de dezembro de 2014, e acabar com o monopólio no setor, onde as empresas têm de participar numa sociedade anónima Sagep, que gere os trabalhadores portuários.

Por seu turno, o número de navios que atracou em portos espanhóis em junho aumentou 2,3% para 14.494.

A autoridade portuária de Espanha mantém a previsão de alcançar novos máximos históricos em termos de atividade anual até aos 529 milhões de toneladas de mercadorias e 33,5 milhões de passageiros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório