Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Retirados mais de 120 mil euros de 'bitcoins' das contas do WannaCry

Um total de 52,19 de moedas virtuais 'bitcoins', equivalentes a 120.291 euros, utilizadas para o pagamento do resgate de ficheiros encriptados pelo vírus informático WannaCry foram movimentadas, noticiam hoje vários media internacionais.

Retirados mais de 120 mil euros de 'bitcoins' das contas do WannaCry
Notícias ao Minuto

20:22 - 03/08/17 por Lusa

Economia Virtual

Os movimentos foram detetados por uma conta automática na rede social Twitter criada para monitorizar o estado e a atividade das contas vinculadas ao ciberataque perpetrado pelo 'ransomware' WannaCry, que aconteceu há poucos meses.

Este tipo de ataque decorre da entrada de um 'software' que entra nos computadores através do correio eletrónico. Ou seja, quando o utilizador abre o 'mail', de origem desconhecida, este decifra o conteúdo do computador e bloqueia-o, pedindo posteriormente um resgate para disponibilizar a informação.

A retirada das 'bitcoins' foi realizada hoje em sete movimentos, num valor de 120.291 euros, que tinham sido acumulados em três bolsas 'online', para onde tinham sido transferidos os pagamentos do resgate do WannaCry para que fossem libertados os ficheiros sequestrados.

Esta conta automática do Twitter, denominada de Actual Ransom, foi criada pelo jornalista da Quartz Keith Collins, que detetou e publicou os sete movimentos de retirada do dinheiro entre as 05:10 e as 05:25 de hoje, deixando as contas vazias, de acordo com a BBC.

O ataque global protagonizado pelo 'ransomware' WannaCry teve início em maio passado e afetou particulares, instituições e empresas de mais de uma centena de países. Este vírus exigia às vítimas o pagamento de um resgate para desbloquear os arquivos encriptados no ataque.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório