Meteorologia

  • 20 NOVEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Odebrecht acorda sanção de 186,2 milhões de euros a Governo do Panamá

O Governo do Panamá anunciou hoje que fez um acordo de colaboração com a Odebrecht, que lhe pagará uma multa de 220 milhões de dólares (186,2 milhões de euros) como sanção pelos crimes que a empresa cometeu naquele país.

Odebrecht acorda sanção de 186,2 milhões de euros a Governo do Panamá
Notícias ao Minuto

22:20 - 01/08/17 por Lusa

Economia Empresa

A Odebrecht também se comprometeu a fornecer ao Ministério Público "todas as informações relacionadas ao Panamá sobre seus empregados, dirigentes ou terceiros contratados", disse a procuradora-geral do Panamá, Kenia Porcell.

"O Panamá é até agora o país que impôs à Odebrecht a multa mais elevada, de 220 milhões de dólares", disse a procuradora-geral.

Kenia Porcell também revelou que as negociações com a construtora brasileira duraram cerca de oito meses.

A sanção financeira de 220 milhões de dólares inclui uma multa de 100 milhões de dólares pelo uso do sistema bancário e financeiro do Panamá, local no qual a Odebrecht mantinha contas e enviava dinheiro para outras jurisdições como a Suíça e os Estados Unidos.

O Panamá espera concluir as investigações sobre a trama de corrupção mantida pela construtora brasileira naquele país até dezembro para então validar o acordo.

Kenia Porcell salientou que desde o início da investigação, em setembro de 2015, até hoje, os procuradores de seu país abriram 26 investigações relacionadas com a Odebrecht.

Atualmente 43 pessoas estão sendo processadas e, destas, 24 são figuras proeminentes no Panamá. Entre os investigados figuram ex-ministros e seus parentes, além de altos funcionários do Governo e funcionários de gestões passadas.

A Odebrecht já havia admitido à Justiça dos Estados Unidos que pagou 788 milhões de dólares (667,8 milhões de euros) em subornos em uma dúzia de países, incluindo o Panamá, onde 59 milhões de dólares (50 milhões de euros) desembolsados entre os anos de 2009 e 2014.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório