Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Navigator aumenta preço do papel fino partir de 15 de setembro

Os consumidores da Navigator vão pagar pelo papel fino, mais entre 3% a 7%, a partir de 15 de setembro, informou hoje a empresa.

Navigator aumenta preço do papel fino partir de 15 de setembro
Notícias ao Minuto

14:15 - 31/07/17 por Lusa

Economia Atualização

Na Europa continental a subida de preço do papel fino (não revestido) situar-se-á entre 3% a 5% e no Reino Unido o aumento andará entre 4% a 7%, referiu a empresa em comunicado.

"Este aumento é um reflexo da constante pressão dos custos da estrutura industrial. Os aumentos da matéria-prima e custos logísticos adjacentes que resultam, novamente, em preços insustentáveis para a atividade", explicou o grupo, lembrando que esta situação se tornou "ainda mais delicada" com o aumento significativo de pedidos recebidos e a extensão dos prazos de entrega, quer na Europa quer nos outros mercados.

A Navigator (ex-Portucel) é atualmente a terceira maior exportadora em Portugal, sendo a que gera o maior Valor Acrescentado Nacional (VAB).

A empresa representa aproximadamente 1% do Produto Interno Bruto (PIB) português, cerca de 3% das exportações de bens, perto de 8% do total da carga contentorizada e de 7% do total desta carga e da carga convencional exportada pelos portos portugueses.

Em 2016, a Navigator atingiu um novo máximo histórico de produção de papel, com um volume de negócios cerca de 1,6 mil milhões euros.

A empresa, ao consolidar a sua posição de líder europeu na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos (UWF) é a sexta a nível mundial e é também o maior produtor europeu e o quinto a nível mundial de pasta branqueada de eucalipto BEKP (Bleached Eucalyptus Kraft Pulp).

Entrou também no mercado do papel 'tissue' (usado para a produção de uma enorme quantidade de produtos, desde toalhas de cozinhas, toalhas de papel de folhas duplas, tecido facial, fraldas descartáveis, papel hospitalar, guardanapos sanitários até toalhas refrescantes), onde espera alcançar uma posição de relevo no mercado europeu.

As vendas da empresa têm como destino 130 países nos cinco continentes, com destaque para a Europa e Estados Unidos.

A Navigator gere em Portugal uma vasta área florestal, dispondo de uma capacidade instalada de 1,6 milhões de toneladas de papel, de 1,4 milhões de toneladas de pasta (das quais 1,1 milhões integradas em papel), segundo dados da empresa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório