Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Banco central diz que África do Sul saiu da recessão no segundo trimestre

O governador do banco central da África do Sul admitiu hoje que a economia sul-africana tenha voltado a crescer no segundo trimestre deste ano, saindo da recessão em que está desde o início do ano.

Banco central diz que África do Sul saiu da recessão no segundo trimestre
Notícias ao Minuto

12:50 - 28/07/17 por Lusa

Economia Dados

"Nós acreditamos que o pior está para trás e que o crescimento no segundo trimestre será positivo", disse o governador no final da reunião do banco central.

"No entanto, tivemos de reduzir significativamente as nossas previsões para o crescimento, estimando agora 0,5% para o total deste ano, o que é claramente muito baixo para melhorar a situação do desemprego", acrescentou Lesetja Kganyago, citado pela AFP.

A África do Sul é a economia mais industrializada do continente africano, e entrou em recessão no início deste ano pela primeira vez desde 2009, no seguimento da crise financeira e económica mundial.

O PIB caiu 0,7% nos primeiros três meses deste ano, agravando a queda de 0,3% no último trimestre do ano passado.

A taxa de desemprego está nos 27,7% e nos últimos meses viu o 'rating' de duas agências de notação financeira ser degradado para o nível de não investimento, conhecido por 'lixo' ou 'junk' depois da demissão do ministro das Finanças, Pravin Gordhan, no final de março.

Nos últimos meses a crise política tem contribuído para aumentar a instabilidade económica, com sucessivos apelos para a demissão do Presidente da República, incluindo do Congresso Nacional Africano, a coligação que sustenta o Executivo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório