Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Lucro do Santander em Portugal sobe 16% até junho em termos homólogos

O lucro atribuível do Santander em Portugal aumentou 16% no primeiro semestre para 233 milhões de euros, em termos homólogos, devido ao foco na "transformação comercial" e ao aumento superior a 20% de clientes vinculados e digitais.

Lucro do Santander em Portugal sobe 16% até junho em termos homólogos
Notícias ao Minuto

11:24 - 28/07/17 por Lusa

Economia Crescimento

O banco espanhol fechou o primeiro semestre com um lucro de 3,616 mil milhões de euros, numa subida de 24% face ao mesmo período do ano passado.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a instituição explica que o Banco Popular, adquirido a 07 de junho, contribuiu com 11 milhões de euros para o resultado do grupo, fazendo subir o lucro do segundo trimestre para 1,749 mil milhões de euros, mais 37% do que no período homólogo de 2016.

A instituição justifica a melhoria dos resultados com o aumento da atividade com clientes, disciplina de custos e redução das provisões para o malparado.

Em Portugal, o banco espanhol destaca o foco na transformação comercial e na vinculação, com aumentos superiores a 20% de clientes vinculados e digitais, mas também a subida de hipotecas e empréstimos a empresas.

Sinaliza ainda a queda do rácio de mora depois de ter alcançado um máximo de 10,46% após a integração do Banif.

A propósito destes resultados, a presidente do grupo, Ana Botín, salientou que o negócio "demonstrou tendências positivas em todos os mercados", sobretudo na América Latina, tendo melhorado muito em Espanha e no Reino Unido "apesar do contexto".

Sobre o Popular, Ana Botín assegura que confia que a aquisição deverá gerar um rendimento de 13-14% em 2019 e afirma que, desde a sua aquisição, o Santander avançou de "forma significativa".

Em todo o grupo (presente atualmente em 10 mercados), o número de clientes vinculados aumentou em 1,9 milhões desde 30 de junho de 2016, somando já um total de 16,3 milhões.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório