Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Banco de fomento do Brasil disponibiliza 4,1 mil milhões para PME

O Banco de fomento do Brasil vai abrir uma linha de crédito de 15 mil milhões de reais (quase 4,1 mil milhões de euros) para pequenas e médias empresas (PME), revelou hoje o ministro da Planificação brasileiro, Dyogo Oliveira.

Banco de fomento do Brasil disponibiliza 4,1 mil milhões para PME
Notícias ao Minuto

17:29 - 23/07/17 por Lusa

Economia Financiamento

"Vai ser um financiamento rápido destinado a empresas com até 90 milhões de reais (24,5 milhões de euros)", especificou Oliveira, entrevistado pelo G1, portal de notícias na internet da Globo.

As verbas disponibilizadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) vai colocar à disposição estes recursos em empréstimos destinados a "fundos de tesouraria e investimento" das PME, não estando ainda definida a taxa de juro associada.

O governante admitiu, no entanto, que a taxa de juro vai ser "consideravelmente acima" da taxa de referência do Banco Central do Brasil - que atualmente está nos 10,25% ao ano - e "um pouco abaixo da taxa mais cara do mercado".

Dyogo Oliveira realçou que o BNDES tem, atualmente, "bastante recursos parados", pelo que foi decidido abrir esta linha de crédito.

Durante o primeiro semestre, o banco de fomento do Brasil emprestou 33,5 mil milhões de reais (9,1 mil milhões de euros), menos 17% do que em igual período do ano passado, uma quebra justificada pela própria instituição com o recuo da procura de crédito para investimento nos últimos dois anos, durante os quais o país atravessou uma das piores recessões da sua história, com uma descida acumulada da sua economia superior a 7%.

A crise económica no Brasil gerou uma paralisação do consumo interno e, logo, uma menor atividade dos principais setores do país, elevando o número de desempregados (o desemprego em maio atingia os 13,3% da população ativa) para 13,8 milhões de pessoas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório