Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Banco de Moçambique mantém em 27,75% taxa de referência

O Banco de Moçambique fixou hoje em 27,75% a taxa de referência no mercado financeiro nacional, mantendo o índice pela terceira vez consecutiva, desde junho, indica a tabela distribuída à imprensa em Maputo.

Banco de Moçambique mantém em 27,75% taxa de referência
Notícias ao Minuto

09:27 - 21/07/17 por Lusa

Economia Mercado

De acordo com a tabela, o Banco de Moçambique manteve igualmente em 21,75% a taxa média ponderada das operações do Mercado Monetário Internacional (MMI) e o indexante único.

A criação desta taxa, também designada de "prime rate" (do inglês, taxa primária), foi acordada a 17 de maio entre o Banco de Moçambique e a Associação Moçambicana de Bancos (AMB) para eliminar a proliferação de taxas de referência no custo do dinheiro.

Agora, todas as operações de crédito serão baseadas na taxa única, "acrescida de uma margem ('spread'), que será adicionada ou subtraída à 'prime rate' mediante a análise de risco" de cada contrato.

"O que acabamos de testemunhar traduz um passo importante para a cristalização das reformas introduzidas há mais de 20 anos no que tange à determinação das taxas de juro", declarou Rogério Zandamela, governador do banco central, quando a medida foi anunciada em maio.

Segundo referiu, a criação da taxa única está em linha com as boas práticas internacionais, que impõe uma referência uniformizada na formação da taxa de juro das operações de crédito.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório