Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Europa segue negativa, depois do BCE ter deixado taxas inalteradas

As bolsas europeias seguem hoje ligeiramente negativas, depois do Banco Central Europeu (BCE) ter na quinta-feira deixado, conforme se previa, as taxas de juro inalteradas.

Europa segue negativa, depois do BCE ter deixado taxas inalteradas
Notícias ao Minuto

09:20 - 21/07/17 por Lusa

Economia Bolsas

Às 8h30 de Lisboa, o Eurostoxx 50, o índice que representa as principais empresas da zona euro, seguia a recuar 0,24% para 3.491,10 pontos.

As principais bolsas europeias estavam a transacionar entre as perdas de 0,22% de Paris e as 0,32% de Madrid.

Lisboa seguia a negociar quase inalterado, com o principal índice, o PSI20, a avançar 0,01% para os 5.314,84 pontos.

O presidente BCE, Mario Draghi, disse na quinta-feira que a informação disponível confirma "o fortalecimento do crescimento económico" na zona euro, mas defendeu que ainda é preciso persistência.

O Conselho de Governadores do BCE decidiu, sem surpresas, manter a sua principal taxa de juro em 0%, um mínimo histórico, e afirmou que mantém as compras mensais de dívida pública e privada na zona euro em 60 mil milhões de euros, estando disponível para alargar as aquisições "se as perspetivas passarem a ser menos favoráveis".

O presidente do BCE disse que o Conselho de Governadores não quer que piorem as condições de financiamento e mantém a possibilidade de ampliar as compras de dívida caso o panorama fique pior.

O presidente do BCE explicou que houve unanimidade para manter a orientação da política monetária e remeteu a discussão sobre a redução dos estímulos para o outono.

No que se refere às divisas, o euro seguia a valorizar face ao dólar e trocava-se, na abertura, a 1,1639 dólares, em máximos desde agosto de 2015, enquanto no mercado de matérias-primas, o crude de referência na Europa, o Brent, seguia a subir ligeiramente até aos 49,32 dólares por barril.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório