Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Estado aumentou o financiamento nos primeiros cinco meses do ano

As contas divulgadas hoje pelo Banco de Portugal mostram que o valor de financiamento obtido pelas administrações públicas cresceu de forma muito significativa.

Estado aumentou o financiamento nos primeiros cinco meses do ano
Notícias ao Minuto

12:06 - 20/07/17 por Bruno Mourão

Economia BdP

"Entre janeiro e maio de 2017, o financiamento das administrações públicas foi de 1,8 mil milhões de euros, valor que compara com 0,1 mil milhões de euros registados em igual período de 2016." 

É assim que o Banco de Portugal revela a maior aposta do Estado português nos empréstimos, com destaque para o mercado interno: "O financiamento obtido pelas administrações públicas junto dos bancos e de outros financiadores residentes foi de 0,7 mil milhões de euros e de 2,8 mil milhões de euros, respetivamente". 

"Em contrapartida, o financiamento obtido no exterior foi de -1,7 mil milhões de euros, refletindo essencialmente o reembolso antecipado de empréstimos ao Fundo Monetário Internacional, ocorrido em fevereiro de 2017, no montante de 1,7 mil milhões de euros", garante o Banco de Portugal em comunicado oficial enviado às redações. 

"O financiamento através de títulos foi de 6,2 mil milhões de euros, que mais do que compensou a redução de 4,3 mil milhões de euros nos empréstimos líquidos de depósitos."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório