Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Défice das balanças corrente e de capital aumenta até maio

A balança portuguesa de pagamentos ficou mais negativa nos primeiros cinco meses deste ano, fruto da evolução da balança de bens e de rendimento primário.

Défice das balanças corrente e de capital aumenta até maio
Notícias ao Minuto

12:42 - 19/07/17 por Bruno Mourão

Economia Banco de Portugal

O Banco de Portugal revelou hoje um relatório sobre o comportamento da balança de pagamentos nacional entre janeiro e maio, e as notícias não são animadoras: "Nos primeiros cinco meses do ano, o conjunto das balanças corrente e de capital apresentou um dé- fice de 447 milhões de euros, excedendo em 110 milhões de euros o défice observado no mesmo período de 2016". 

O regulador do sistema financeiro nacional salienta que "para esta evolução contribuíram as componentes da balança de bens e de rendimento primário" e que "o aumento do excedente da balança de serviços observado em maio foi insuficiente para compensar o aumento do défice da balança de bens". 

"Até maio, a balança de bens e serviços registou um excedente de 366 milhões de euros, menos 531 milhões de euros do que no período homólogo. As exportações, quer de bens quer de serviços, cresceram 13,4 por cento e as importações aumentaram 15,7 por cento (16,3 por cento nos bens e 13,2 por cento nos serviços)." 

O turismo trouxe boas notícias, graças ao aumento do excedente do segmento de 'viagens e turismo' em cerca de 607 milhões de euros, para um total de 3,07 mil milhões de euros positivos. 

A balança financeira registou igualmente um aumento dos ativos líquidos de Portugal sobre o exterior equivalente a 32 milhões de euros. O excedente da balança de rendimento secundário cresceu 409 milhões de euros e também denota sinais positivos. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório