Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Nike ganha um dos maiores contratos do mundo. Adidas faz contas à vida

Os dois gigantes do desporto lutaram titanicamente para conquistar a NBA, mas no fim, apenas uma podia vencer. A escolha foi a Nike, que garante assim um dos contratos mais lucrativos do planeta.

Nike ganha um dos maiores contratos do mundo. Adidas faz contas à vida
Notícias ao Minuto

09:17 - 19/07/17 por Bruno Mourão

Economia Marcas

O contrato de fornecimento exclusivo de material desportivo da Adidas à NBA acaba este ano e sem surpresa, a renegociação era um dos mais sensíveis assuntos sobre a mesa dos diretores da marca desportiva alemã. As conversas foram longas e decorrem sempre com a sombra da rival Nike. 

No fim de contas, a Adidas acabou por ser incapaz de convencer a liga norte-americana de basquetebol profissional a renovar o vínculo e esta terça-feira, a Nike e a NBA anunciaram a assinatura de um novo acordo histórico: A partir da próxima época de 2017-2018, a Nike será a fornecedora exclusiva de todo o equipamento desportivo utilizado pelas 30 equipas da NBA e respetivos jogadores, dentro de campo. 

O contrato de oito anos deverá render cerca de 860 milhões de euros à Nike, duas e vezes e meia mais do que o valor pago à Adidas no anterior acordo. 

O impacto do entendimento entre a NBA e a Nike é ainda maior se tivermos em conta as particularidades da liga norte-americana: tendo em conta que as equipas da NBA não podem mostrar publicidade nas camisolas, o símbolo da Nike será a única marca a fazer parte dos equipamentos, com exceção dos símbolos das próprias equipas. O símbolo da Adidas nunca apareceu nas camisolas, mas a NBA decidiu mudar de política esta época, pela primeira vez na sua história.

Segundo a ESPN, a NBA decidiu afastar-se da Adidas após 11 anos de exclusividade devido à atenção excessiva dada pela marca germânica ao mundo futebolístico e devido à falta de aceitação das camisolas com mangas introduzidas há cerca de dois anos. Apesar da Adidas ter defendido a própria criação, os adeptos não ficaram convencidos com o design que pretendia fazer esquecer as históricas camisolas de alças.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório