Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Grupo Portucel Soporcel investe mais de 3 milhões no combate às chamas

O grupo Portucel Soporcel, que se dedica à produção e comercialização de papéis de escritório, informou hoje que este ano vai investir mais de três milhões de euros na prevenção e apoio ao combate de incêndios florestais em Portugal.

Grupo Portucel Soporcel investe mais de 3 milhões no combate às chamas
Notícias ao Minuto

16:50 - 18/06/13 por Lusa

Economia Investimento

O investimento insere-se no âmbito do programa Fire-Engine – Flexible Design of Forest Management Systems -, que é responsável pelo desenvolvimento de métodos de apoio a decisões políticas públicas e a estratégias operacionais no que diz respeito à conservação das florestas.

Segundo um comunicado do grupo europeu, o projeto envolve 43 municípios no combate aos incêndios, assim como a gestão das infraestruturas e dos combustíveis existentes em mais de dez mil hectares de floresta.

A iniciativa, que torna o grupo Portucel Soporcel como a “entidade privada que mais contribui para o esforço nacional de redução do risco de incêndio”, inclui também a “gestão e partilha de conhecimentos no domínio da investigação científica”, assim como conhecimentos a nível das políticas, da gestão e da engenharia.

O plano, que conta ainda com o apoio do Massachussetts Institute of Tecnology (Estados Unidos), do Instituto Superior de Agronomia, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tem sido posto em prática nos últimos anos, tendo em conta que mais de 90% dos incêndios florestais derivam de ações humanas negligentes ou propositadas.

O projeto envolve ações de sensibilização da população residente em áreas de maior risco, a atualização permanente de 25 placas de informação do risco meteorológico, a manutenção e sinalização de pontos de água e a formação especializada dos colaboradores da empresa envolvidos, que este ano são 270.

Além da participação no Fire-Engine, o grupo Portucel Soporcel planeia participar no projeto-piloto Floresta Segura, em que participou em 2012, e que tem como objetivo a redução de incêndios “através da sensibilização, formação e fornecimento de soluções neste domínio aos agricultores e a outros habitantes do meio rural e periurbano”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório