Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Criação de empresas cresce 5,8% no primeiro semestre

Em Portugal foram criadas 21.749 empresas no primeiro semestre do ano, um crescimento de 5,8% face a período igual de 2016, divulgou hoje a Informa D&B no barómetro dos primeiros seis meses de 2017.

Criação de empresas cresce 5,8% no primeiro semestre
Notícias ao Minuto

14:59 - 13/07/17 por Lusa

Economia Informa D&B

Os nascimentos de empresas e outras organizações aumentaram nos primeiros seis meses de 2017 para 21.749, embora o ganho venha incorporado de "alguma instabilidade, oscilando entre subidas e descidas ao longo do semestre, e com um comportamento distinto nos vários setores e distritos do país", indica o barómetro.

"A subida do número de novas empresas deve-se essencialmente ao aumento nos setores dos serviços, atividades imobiliárias, construção e agricultura, pecuária, pesca e caça. O distrito de Lisboa destaca-se, sendo responsável por mais de dois terços do aumento de novas empresas no tecido empresarial", é referido também.

Já os encerramentos de empresas "estabilizam a descida no segundo trimestre deste ano", tendo encerrado 6.620 empresas e outras organizações entre janeiro e junho.

As novas insolvências, diz a Informa D&B, mantêm a descida já iniciada em 2013 e generalizada ao longo do país e setores, registando-se 1.406 processos de insolvência iniciados em empresas e outras organizações nos primeiros seis meses do ano.

O barómetro da Informa D&B analisa as dinâmicas de nascimentos, encerramentos, comportamentos de pagamento e novas insolvências do tecido empresarial português.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório