Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Banco de Portugal cria base de dados com finanças das empresas

O Banco de Portugal está a recolher informação adicional sobre as PME, os detalhes financeiros extra têm o objectivo de reforçar a base de dados da instituição, pois a falta de informação pormenorizada e auditada prejudica o acesso das empresas ao crédito.

Banco de Portugal cria base de dados com finanças das empresas
Notícias ao Minuto

09:30 - 17/06/13 por Notícias Ao Minuto

Economia PME

A falta de informação financeira detalhada e auditada é apontada como um dos factores de pressão no prémio de risco que os bancos cobram às empresas a quem emprestam dinheiro. Com o objectivo de melhorar o financiamento às PME, o Banco de Portugal está a recolher informação adicional, de acordo com o Diário Económico.

“Os esforços para promover a partilha de informação, especialmente sobre PME, estão em curso”, lê-se no último relatório de avaliação do FMI ao programa de ajustamento, citado pelo Diário Económico.

De acordo com o mesmo jornal, o Banco de Portugal pretende ainda implementar a possibilidade de as instituições de crédito poderem aceder a histórico de informação de potenciais novos clientes. A hipótese está sujeita à aprovação da comissão Nacional de Protecção de Dados.

Em estudo, estão também “as opções disponíveis para reduzir a assimetria de informação com as pequenas empresas, tomando ainda em consideração a possibilidade de acesso a outras fontes de dados disponíveis, como a Central de Balanços”, refere o FMI no seu relatório.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório