Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sexta missão pós-troika "atesta robustez do crescimento" da economia lusa

Estas missões "ocorrerão regularmente" até que Portugal salde uma parte significativa dos empréstimos "recebidos no âmbito do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro".

Sexta missão pós-troika "atesta robustez do crescimento" da economia lusa
Notícias ao Minuto

18:27 - 05/07/17 por Ana Lemos

Economia Finanças

A 6.ª missão das consultas técnicas do Post-Programme Surveillance da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Mecanismo Europeu de Estabilidade decorreu entre "26 de junho e 4 de julho".

Em comunicado enviado às redações, o Ministério das Finanças informa que esta "missão atesta a robustez do crescimento da economia portuguesa, salientando os contributos positivos das exportações e do investimento privado, bem como a dinâmica do mercado de trabalho".

"Estes resultados assentam na mudança estrutural em curso, que coloca Portugal na melhor posição para crescer de forma sustentada e inclusiva desde que aderiu ao Euro", pode ler-se na nota do ministério tutelado por Mário Centeno, lembrando que estas missões "ocorrerão regularmente até que Portugal salde uma parte significativa dos empréstimos recebidos no âmbito do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro".

De acordo com a tutela, "a missão saúda os esforços recentes para a consolidação do setor financeiro", destacando que "a estabilização e o fortalecimento deste setor têm sido uma prioridade do Governo".

Bruxelas deixa alertas. Sustentando que a situação económica e financeira do país, "a curto prazo, melhorou", alerta para que, para o médio prazo, "são essenciais reformas ambiciosas".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório