Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Teerão e francesa Total assinam acordo de 4,8 mil milhões de dólares

O grupo francês Total, que dirige um consórcio internacional com a companhia chinesa CNPCI, vai assinar na segunda-feira um acordo de 4,8 mil milhões de dólares para desenvolver um importante campo de gás, foi hoje anunciado.

Teerão e francesa Total assinam acordo de 4,8 mil milhões de dólares
Notícias ao Minuto

13:05 - 02/07/17 por Lusa

Economia Negócio

Com a assinatura deste acordo, a Total torna-se na primeira companhia ocidental do setor a voltar ao Irão.

"O acordo internacional para o desenvolvimento da fase 11 de Pars-Sud será assinado na segunda-feira na presença do ministro do Petróleo e dos diretores da Total, da companhia chinesa CNPCI e da sociedade iraniana Petropars", anunciou à AFP um porta-voz do Ministério do Petróleo iraniano.

Depois do acordo preliminar ter sido assinado em novembro de 2016, em Teerão, o CEO (Chief Executive Officer) do grupo francês, Patrick Pouyanné, vai assistir à assinatura do acordo, segundo o ministério iraniano.

O acordo definitivo devia ter sido assinado no início de 2017 e a produção começar 40 meses depois, mas Pouyanné afirmou em fevereiro que o grupo iria esperar para conhecer a política da administração do presidente norte-americano, Donald Trump, em relação ao Irão.

A assinatura ocorre apesar da posição hostil de Washington e a recente votação do Senado norte-americano a favor de novas sanções contra o Irão.

A Total vai deter 50,1% do consórcio que vai explorar o campo de gás, seguida do grupo China National Petroleum Corporation (CNPCI), com 30%, e da iraniana Petropars, com 19,9%, anunciou Gholamreza Manouchehri, vice-presidente da Companhia Nacional Iraniana do Petróleo (NIOC), da qual depende a Petropars.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório