Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

China está "muito atenta" à situação económica em Portugal

A China está "muito atenta" à situação económica de Portugal e "qualquer evolução" na economia portuguesa é "transmitida à China no primeiro momento", garantiu à agência Lusa o embaixador deste país em Portugal, Cai Run.

China está "muito atenta" à situação económica em Portugal
Notícias ao Minuto

17:07 - 28/06/17 por Lusa

Economia Embaixadores

Em declarações à Lusa à margem do Fórum Portugal-China, na Assembleia da República, o diplomata chinês sublinhou a necessidade dos dois países "reforçarem a relação política" e a "cooperação programática" no âmbito da iniciativa da diplomacia económica chinesa "Uma faixa, uma rota".

A China está a olhar com particular interesse para as oportunidades oferecidas por Portugal nos domínios da energia, infraestruturas, educação, tecnologia e turismo, mas também vê "muito potencial" no aprofundamento da "cooperação em relação à exploração de oportunidades nos mercados terceiros", acrescentou Cai Run.

O diplomata, que se encontra em Portugal há quase dois anos, considerou na sua comunicação aos empresários portugueses e chineses presentes no Fórum que as relações bilaterais entre a China e Portugal se encontram "no seu melhor momento histórico" e que "um cada vez mais frequente intercâmbio de alto nível".

"Há cada vez mais cooperação programática. Estamos muito bem coordenados nos assuntos regionais internacionais", acrescentou.

Cai Run sublinhou que o volume de comércio entre Portugal e a China atingiu, de acordo com as estatísticas chinesas, cinco mil milhões de euros no ano passado e cresceu mais de 29%, e que "a China é já o maior parceiro comercial de Portugal na Ásia".

Por outro lado, acrescentou, o investimento direto estrangeiro (IDE) chinês em Portugal já ultrapassou os 8 mil milhões de euros. "Portugal tornou-se num dos maiores destinos do investimento chinês na Europa", sublinhou.

Portugal é ainda "uma ponte importante para as nossas relações com parceiros na Europa, África e América do Sul, para além de ser uma paragem importante na 'Rota da Seda Marítima', acrescentou o representante da República Popular da China em Lisboa.

Cai Run recordou finalmente que tanto o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, como o chefe de Governo, António Costa, manifestaram já o "interesse no alargamento das relações económicas bilaterais no quadro do programa 'Uma faixa, uma rota' e sublinhou a importância da abertura este verão da ligação aérea entre a China e Portugal, que, acredita o diplomata, "vai trazer uma maior dinâmica à cooperação entre os dois países no investimento, no comércio e no turismo".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório