Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Estivadores em greve a 10 de julho contra práticas "anti-sindicais"

Os estivadores dos portos de Lisboa, Setúbal, Sines, Figueira da Foz, Leixões, Caniçal e Praia da Vitória vão fazer greve nas horas ímpares, a partir das 08:00 de 10 de julho até às 08:00 de 11 de julho.

Estivadores em greve a 10 de julho contra práticas "anti-sindicais"
Notícias ao Minuto

18:27 - 27/06/17 por Lusa

Economia Portos

De acordo com o pré-aviso de greve do Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística, hoje divulgado, a abstenção da prestação do trabalho será "em todas horas ímpares, ou seja, entre as 09:00 e as 09:59, inclusive, entre as 11:00 e as 11:59, inclusive, e assim, subsequentemente".

"A crescente proliferação de práticas anti-sindicais nos portos portugueses, em particular e com maior gravidade nos portos de Sines, Caniçal e Leixões, constitui o motivo mais determinante para a declaração de greve", lê-se no pré-aviso de greve.

"As empresas portuárias dos referidos portos [...] protagonizam e induzem uma série de comportamentos que configuram diferentes tipos de assédio moral, desde a perseguição à coação, desde o suborno à discriminação, desde as ameaças de despedimento até à chantagem salarial, comportamentos 'criminosos' que pretendem não apenas colocar os trabalhadores uns contra os outros, mas evitar que os mesmos procedam à sua sindicalização de forma livre e consciente", denuncia a estrutura sindical.

Este dia de greve foi decidido no decurso de uma assembleia-geral do Sindicato Nacional dos Estivadores, que contou, pela primeira vez, com a presença de associados de sete dos oito portos onde está representado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório