Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Sindicato da Construção quer aumento salarial de 70 euros

O Sindicato da Construção de Portugal vai apresentar esta semana às associações patronais uma proposta de aumento salarial de 70 euros para todos os operários qualificados e de subida do subsídio de alimentação 5,65 para 8,50 euros/dia.

Sindicato da Construção quer aumento salarial de 70 euros
Notícias ao Minuto

15:52 - 27/06/17 por Lusa

Economia Propostas

Porto, 27 jun - O Sindicato da Construção de Portugal vai apresentar esta semana às associações patronais uma proposta de aumento salarial de 70 euros para todos os operários qualificados e de subida do subsídio de alimentação 5,65 para 8,50 euros/dia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do sindicato afirmou que a retoma em curso do setor da construção "permite às empresas suportar" esta atualização salarial e salientou que uma melhoria das remunerações poderá também "permitir o regresso" de alguns dos 240 mil trabalhadores que, nos últimos seis anos, saíram do país para "ganhar quatro vezes mais do que ganhavam em Portugal".

"O setor da construção está a contribuir para o crescimento económico, logo não é humano que um operário qualificado, como um carpinteiro de primeira, tenha um salário de 557 euros, igual a um operário não qualificado ou um servente", sustentou Albano Ribeiro.

Considerando que "os trabalhadores do setor, desde o mais ao menos qualificado, têm que ver valorizado o seu trabalho com salários que reflitam a atual situação do setor", o dirigente sindical pretende negociar as atualizações salariais com o patronato "até ao final das férias".

Caso não venham a alcançar um acordo, Albano Ribeiro admite avançar com uma greve nacional do setor da construção.

PD // MSF

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório