Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Já não precisa de ir ao banco para abrir conta: Vai poder fazê-lo online

O processo de abertura de uma conta de depósitos em Portugal será facilitado em breve, graças a uma alteração de regras imposta pelo Banco de Portugal.

Já não precisa de ir ao banco para abrir conta: Vai poder fazê-lo online
Notícias ao Minuto

13:35 - 26/06/17 por Bruno Mourão

Economia Banca

Vem aí uma mudança na forma como se abrem contas nos bancos portugueses. Segundo um comunicado divulgado esta segunda-feira pelo Banco de Portugal, as instituições vão passar a disponibilizar formas digitais de abrir depósitos, com as confirmações de dados e da identidade a ser feita sem ser necessária a visita a um balcão: "Os clientes bancários vão poder abrir contas de depósito através de canais digitais (online e mobile), comprovando os seus elementos de identificação com recurso a videoconferência". 

"Esta iniciativa do Banco de Portugal reflete a crescente digitalização dos produtos e dos serviços bancários, as novas expetativas e necessidades dos clientes bancários e a importância de assegurar condições de equidade entre as instituições de crédito sediadas em Portugal e as sediadas noutros países da União Europeia", pode ler-se na comunicação divulgada no site oficial do banco regulador nacional. 

O Banco de Portugal explica ajnda que "na sequência de um diálogo estreito com as instituições e outros intervenientes no mercado e de uma reflexão profunda sobre a evolução dos canais digitais (…) considerou necessário introduzir alterações ao Aviso n.º 5/2013, de modo a prever, no caso de abertura não presencial de contas de depósito bancário, novos mecanismos que permitem comprovar os elementos de identificação dos clientes". 

"A alteração ao Aviso do Banco de Portugal n.º 5/2013, relativo aos deveres preventivos do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo, e que regula, designadamente, os deveres de identificação dos clientes na abertura de conta, será publicada em Diário da República e entrará em vigor no dia seguinte ao da sua publicação."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório