Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Depois da polémica dos airbags, a Takata declara insolvência

O fabricante japonês de 'airbags' Takata avançou hoje com um pedido de insolvência no Tribunal de Tóquio justificado pelos prejuízos avultados causados pelos seus dispositivos de segurança defeituosos.

Depois da polémica dos airbags, a Takata declara insolvência
Notícias ao Minuto

11:39 - 26/06/17 por Lusa

Economia Japão

A decisão foi tomada pela administração da Takata, que a comunicou ao regulador da bolsa japonesa, o qual suspendeu a sua cotação, informou hoje o diário económico Nikkey, citado pela agência de notícias espanhola Efe.

O fabricante japonês tem obrigação de pagar cerca de 8,988 mil milhões de dólares (8,026 mil milhões de euros), o que constitui o valor mais alto que uma empresa japonesa terá de pagar por estar em situação de falência.

Além disso, trata-se do maior fracasso empresarial japonês desde a II Grande Guerra Mundial, sendo que a Takata tem 84 anos, mas viu-se envolvida em problemas por causa da morte de pelo menos 17 pessoas devido ao funcionamento defeituoso dos seus 'airbags', explica também agência de notícias financeiras Bloomberg.

O fabricante nipónico deverá ser comprado pela norte-americana Key Safety Systems, uma filial da chinesa Ningbo Joyson Electronic Corp, que já mostrou interesse no negócio avaliado em 1,6 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros).

O presidente da Takata, Shigehisa Takada, explicou que a empresa está a enfrentar "uma grave situação" e que "não pode esperar mais".

A venda à Key Safety e o processo de falência deverão estar concluídos no primeiro trimestre de 2018.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório