Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Eurodeputado do PCP lamenta falta de explicações sobre fugas de capital

O eurodeputado Miguel Viegas, da Esquerda Unitária Europeia, que integra a Comissão de Inquérito dos 'Papéis do Panamá', criticou hoje a incapacidade de aplicar a legislação relativa às 'offshore' e lamentou a falta de explicações sobre fugas de capital.

Eurodeputado do PCP lamenta falta de explicações sobre fugas de capital
Notícias ao Minuto

23:45 - 22/06/17 por Lusa

Economia Offshore

"Há aqui contradições. Existem regulamentos, mas no terreno há falhas", disse à Lusa Miguel Viegas, no final de uma série de encontros que a Comissão PANA, do Parlamento Europeu, que decorreu em Lisboa.

O responsável destacou que "a fuga de capitais para paraísos fiscais continua sem explicações cabais".

Segundo o político, "é preciso por fim a este 'regabofe'" e "melhorar a ação inspetiva" da Autoridade Tributária (AT), que não pode estar limitada à informação que lhe chega das instituições financeiras.

"O sistema tem por base a comunicação voluntária dos bancos, mas a AT tem que ter poderes para verificar e confirmar que as instituições financeiras estão a cumprir", considerou, lançando que "os 10 mil milhões de euros de que se fala podem ser só a ponta do icebergue".

Os eurodeputados da comissão de inquérito PANA, que está a investigar alegadas contravenções ou má administração na aplicação das regras europeias relacionadas com o branqueamento de capitais, reuniram-se hoje com o ministro das Finanças, Mário Centeno, e também com os ex-titulares do cargo Maria Luís Albuquerque e Fernando Teixeira dos Santos, entre outros responsáveis.

A comissão está em Lisboa até sexta-feira e a lista dos encontros inclui deputados, jornalistas, elementos do Banco de Portugal e a Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório