Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

SINTAP diz que existe "utilização ilegal" de técnicos. Governo desmente

O SINTAP afirmou hoje que o Instituto da Segurança Social dos Açores (ISSA) está a fazer uma "utilização ilegal" de técnicos superiores contratados, algo que o Governo Regional desmente, equacionando avançar com uma queixa na Provedoria de Justiça.

SINTAP diz que existe "utilização ilegal" de técnicos. Governo desmente
Notícias ao Minuto

21:21 - 22/06/17 por Lusa

Economia Açores

A estrutura regional dos Açores do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Publica (SINTAP), segundo uma nota de imprensa hoje divulgada, considera que existe um "recurso e utilização abusiva e ilegal" de técnicos superiores contratados por instituições particulares de solidariedade social (IPPS) e misericórdias, recebendo estes "vencimentos mais baixos" do que os seus colegas da administração pública.

Luís Armadas, dirigente do SINTAP, adiantou à agência Lusa que existem cerca de 300 trabalhadores nestas circunstâncias.

A direção do SINTAP/Açores, que foi recebido em audiência na terça-feira, pela Inspetora Regional do Trabalho, Ilda Batista, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, referiu que estes trabalhadores estão a executar e colmatar tarefas e trabalhos que competem aos próprios funcionários técnicos da região.

O sindicato denunciou ainda a "inobservância das normas" em matéria de higiene e segurança no trabalho, adiantando que existe uma "gritante falta de profissionais" em medicina de trabalho na região.

Segundo uuma nota enviada à agência Lusa pela secretaria Regional da Solidariedade Social, a colaboração existente na sequência da celebração de protocolos e acordos de cooperação com as IPSS da região "permite uma estreita colaboração entre os colaboradores do ISSA e os trabalhadores dessas instituições, de "forma legal e transparente".

"Não corresponde, por isso, à verdade que exista uma subordinação hierárquica à administração pública, nomeadamente ao ISSA, por parte de todos estes trabalhadores, que dependem hierarquicamente das suas entidades empregadoras (IPSS e Misericórdias)", adianta a nota.

Para a Secretaria Regional da Solidariedade Social, essa "relação estreita constitui, simplesmente, a formalização de equipas de intervenção social" que congrega licenciados cuja coordenação é assumida pelo ISSA como "entidade tutelar e com a responsabilidade estatutária de intervir nessas áreas".

De acordo com a mesma nota, a "alegada 'subordinação'" por parte dos serviços da Segurança Social "nada mais é do que uma interpretação tendenciosa na defesa do aumento da remuneração dos colaboradores licenciados pertencentes aos quadros de pessoal das IPSS".

Segundo o gabinete da secretária regional da Solidariedade Social, neste momento existem cerca de 4.500 trabalhadores nas IPSS, "todos integrados em quadros de pessoal financiados pela Segurança Social".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório