Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

'Efeito Uber': Fundadores são principal razão para falhanço das empresas

Nem todas as empresas estão tão satisfeitas como a Amazon e esta semana deu mais um exemplo de uma tendência que um novo estudo identifica.

'Efeito Uber': Fundadores são principal razão para falhanço das empresas
Notícias ao Minuto

08:37 - 25/06/17 por Bruno Mourão

Economia Empresas

A incapacidade dos criadores de se adaptarem às funções de liderança e às responsabilidades de gerir uma empresa são os fatores que mais vezes provocam o insucesso das empresas, e são os problemas mais temidos pelos gestores. 

Num estudo publicado recentemente, a consultora Highland Europe conseguiu identificar um padrão de pensamento entre os gestores de empresas que aponta os fundadores como os maiores obstáculos ao sucesso das startups e empresas em geral. Praticamente metade das 173 pessoas ouvidas no estudo – líderes de grandes empresas europeias e fundadores de várias empresas – acreditam neste efeito, que tem como exemplo mais recente a Uber. 

A empresa viu esta semana o fundador Travis Kalanick demitir-se após vários meses de polémicas constantes e um vídeo pouco abonatório, para além de queixas de assédio sexual e várias outras práticas questionáveis feitas por antigas trabalhadoras. O caso da Uber parece ter acabado finalmente com a ideia feita dos 'heróis fundadores', baseada no sucesso de figuras como Bill Gates, Steve Jobs e Jeff Bezos. 

Ainda assim, há um outro fator que também preocupa bastante os gestores e compromete de forma igualmente grande o sucesso das empresas: a incapacidade de fazer mudanças estratégicas quando o mercado muda.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório