Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Caldeira Cabral aponta desafios para economia nacional em Nova Iorque

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse na terça-feira em Nova Iorque que os maiores desafios para a economia portuguesa são o desemprego, a dívida e a integração dos jovens no mercado de trabalho.

Caldeira Cabral aponta desafios para economia nacional em Nova Iorque
Notícias ao Minuto

07:00 - 21/06/17 por Lusa

Economia Ministro da Economia

"O desemprego baixou de 12,9% para 9,8%, uma descida importante, mas ainda é um nível muito alto de desemprego. No ano passado, tivemos uma criação de emprego que foi maior do que a descida no desemprego, o que mostra que algumas pessoas já estão a voltar para o país", disse o ministro.

O responsável, que falava na gala do 20.º aniversário da Câmara de Comércio Portugal-EUA, na noite de terça-feira no Harvard Club, disse que a maioria das pessoas que regressou veio de países de expressão portuguesa em crise, como Angola e Brasil, mas que o país tem "de fazer um esforço grande para que as pessoas regressem de outros países, porque houve uma perda muito importante de valor humano nos últimos anos."

Quanto à dívida, o ministro disse que continua demasiada alta, lembrando no entanto o trabalho feito para controlar o défice e os resultados obtidos em 2016.

"Mas temos de continuar a ter contas públicas equilibradas e a reduzir a dívida, é esse o nosso compromisso", garantiu.

Manuel Caldeira Cabral apontou ainda a integração dos jovens no mercado profissional como um dos grandes desafios para o país.

O ministro comparou as novas gerações com os jovens de países como a Alemanha e Holanda e disse que, apesar da formação destes jovens ainda não se traduzir num aumento da produtividade do país, isso acontecerá nos próximos anos.

"Se conseguirmos integrar estas pessoas, e este é o maior desafio para a economia portuguesa, integrar esta geração altamente qualificada, isso terá um impacto muito importante e significativo na produtividade e na riqueza do país", disse o governante.

Também esta terça-feira, Manuel Caldeira Cabral participou no Portugal Economic Forum, uma iniciativa do AICEP e da Câmara de Comercio Portugal-EUA que reúne em Nova Iorque dezenas de investidores, empresários e decisores políticos.

No encontro, o ministro garantiu que "a aceleração da economia portuguesa vai continuar no segundo trimestre e o crescimento ficará, muito provavelmente, perto de 3%."

A gala de aniversário da Câmara de Comercio Portugal-EUA reuniu personalidades como o embaixador de Portugal em Washington, Domingos Fezas Vital, senadores e congressistas estaduais, como Rosa Rebimbas e Daniel da Ponte, e dezenas de líderes comunitários e empresários.

Durante o evento, a Câmara de Comercio Portugal-EUA distinguiu a TAP Portugal e a Hovione Capital, uma empresa farmacêutica, como empresas do ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório