Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

O mito da poupança: Será que os jovens são mesmo piores a poupar?

Um trabalho da Merril Edge parece sugerir que existe uma diferença clara entre perceção e realidade no que toca à capacidade das gerações mais recentes para guardar dinheiro.

O mito da poupança: Será que os jovens são mesmo piores a poupar?
Notícias ao Minuto

08:50 - 24/06/17 por Bruno Mourão

Economia Estudo

Em todas as gerações, o padrão repete-se: os mais novos acreditam que são piores a poupar do que os pais e avós. A perceção prende-se com os mais diversos padrões sociais e a ideia de que os mais novos esbanjam a riqueza criada pela geração anterior parece manter-se todas as décadas. 

No entanto, um estudo da consultora Merril Edge indica que, ao contrário do que se pensa, em geral, a geração jovem nascida entre os anos 80 e 2000 parece ser a melhor de sempre a guardar dinheiro e a poupar.

Segundo os dados recolhidos, os millennials poupam mais 36% do que as gerações anteriores, ainda que apenas 15% dos inquiridos que encaixam nesta geração se sintam satisfeitos com o resultado da própria poupança. 

A diferença entre perceção e realidade parece ser explicada, segundo a Forbes, pela maior quantidade de objetivos e desejos dos millennials, que fazem a poupança desaparecer com mais facilidade.

O 'peso' de ficar financeiramente livre dos pais é identificado como o objetivo mais difícil de atingir, antes de entrar no mercado para comprar uma casa própria.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório