Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Procura de petróleo revista em "baixa ligeira" para este ano

A Agência Internacional de Energia (AIE) reviu hoje em "baixa ligeira" as estimativas da procura de petróleo para este ano, devido à persistência da crise económica na Europa e o travão ao crescimento na China.

Procura de petróleo revista em "baixa ligeira" para este ano
Notícias ao Minuto

13:06 - 12/06/13 por Lusa

Economia AIE

No relatório mensal de maio, a AIE estima em dados arredondados que a procura de petróleo em 2013 ronde os 90,6 milhões de barris por dia, menos 80 mil barris do que na anterior estimativa, a quarta revisão em baixa este ano.

A procura deste ano será superior em 785 mil barris diários, ou 0,9%, em relação a 2012.

A AIE precisou que este ligeiro ajustamento, traduz uma revisão dos dados do consumo na Rússia em 2012 e 2013.

Em relação aos outros pontos, as previsões da AIE são similares, nomeadamente as condições macroeconómicas "fracas" como o principal fator que influencia a procura de petróleo.

A persistência da crise económica na Europa e o travão ao crescimento na China fazem prever uma desaceleração do consumo de petróleo, adianta a organização.

Em relação à oferta, a AIE indica que a produção mundial se reduziu em maio em 90.000 barris face a abril devido a operações de manutenção nas instalações no Canadá, que fez com que a produção mundial se tenha situado em 91,2 milhões de barris diários.

A produção mundial de petróleo em maio aumentou em 180 mil barris em relação ao mês homólogo de 2012.

A produção de petróleo da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) atingiu 30,89 milhões de barris em maio, mais 135 mil barris diários do que em abril e o nível mais elevado desde finais de 2012 devido a aumentos da produção na Arábia Saudita, Irão, Emirados Árabes Unidos e Kuwait, que compensaram as quebras do Iraque, Líbia e Nigéria, resultantes de conflitos internos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório