Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Santo Tirso integra projeto europeu de promoção do emprego jovem

A câmara de Santo Tirso revelou hoje que foi contemplada com mais de 400 mil euros para investir em ações inovadoras de promoção do emprego jovem, graças a um projeto europeu que inclui 14 parceiros internacionais.

Santo Tirso integra projeto europeu de promoção do emprego jovem
Notícias ao Minuto

16:39 - 13/06/17 por Lusa

Economia Autarquia

Em comunicado, a autarquia de Santo Tirso, distrito do Porto, aponta que vai integrar o Atlantic Youth Creative Hubs, sendo, diz a nota, "o único parceiro a nível nacional" deste projeto que iniciará no segundo semestre deste ano, prolongando-se até 01 de maio de 2020.

"Trata-se de um investimento muito importante para o concelho, uma vez que esta rede internacional tem como objetivo a dinamização da participação dos jovens em atividades e projetos criativos", refere o presidente da câmara, Joaquim Couto.

Os 400 mil euros com que Santo Tirso será contemplado servirão a organização de dois programas de incubação de projetos na área das indústrias criativas e na organização de estágios nessa mesma área.

A nota da autarquia enumera Portugal, Reino Unido, França e Espanha como países que integram este programa, sendo que no total são 14 as instituições integrantes.

O projeto Atlantic Youth Creative Hubs tem previsto um orçamento total de 4,2 milhões de euros.

Joaquim Couto diz querer "mobilizar um conjunto de parceiros nacionais do setor empresarial e do ensino superior", desenvolvendo várias atividades e estabelecendo uma parceria que envolve universidades, municípios, centros e investigação e centros empresariais.

Informação camarária aponta que dentro da promoção do emprego jovem, Santo Tirso propõe-se a criar os dois programas de incubação de projetos, sem descurar "o envolvimento em todas as atividades transnacionais e de partilha de experiência com os parceiros internacionais".

"Será dado especial enfoque a Iniciativas Locais de Emprego, promovendo a entrada dos jovens no mercado de trabalho, seja pela via tradicional de emprego seja pelo empreendedorismo através do apoio ao empreendedorismo e consolidação de empresas", descreve a informação camarária.

Neste concelho está implantada a Fábrica de Santo Thyrso, um equipamento reabilitado que antes era uma emblemática fábrica de têxteis desativada e que acolhe iniciativas ligadas ao design, moda e inovação, contando com uma Incubadora de Moda e Design, a IMOD.

Soma-se o Gabinete de Dinamização Económica, o Invest Santo Tirso, e Joaquim Couto admite "alargar o número de jovens empresas instaladas no Centro de Empresas e Inovação".

"O quarteirão cultural e criativo da Fábrica de Santo Thyrso tem sido uma das apostas da câmara que, para breve, tem previsto o acolhimento permanente do Modatex, na IMOD, com o subsequente desenvolvimento de atividades de formação técnica e profissional na área da moda, bem como a instalação do Centro de Artes Alberto Carneiro num novo espaço requalificado", termina a informação camarária.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório