Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Nobre Alimentação celebra 60 anos em clima de crescimento

A Nobre Alimentação, que hoje assinalou, em Rio Maior, os 60 anos de existência, tem vindo a registar um crescimento, tanto no volume de negócios, que foi de 130 milhões de euros em 2016, como nas exportações (38%).

Nobre Alimentação celebra 60 anos em clima de crescimento
Notícias ao Minuto

17:03 - 02/06/17 por Lusa

Economia Empresas

O presidente executivo (CEO) da Nobre Alimentação, Rui Silva, disse que a empresa, que está a exportar para 30 países, vai manter a aposta na resposta aos novos hábitos de consumo, com produtos mais focados na saúde e bem-estar, de que é exemplo a recentemente lançada gama "Cuida-t+".

Falando à Lusa no final de uma cerimónia que assinalou os 60 anos da empresa, e que contou com a presença do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, Rui Silva disse que a empresa vai lançar no verão uma "novidade" de "grande dimensão e com grande potencial de impacto no futuro da charcutaria em Portugal".

"Os hábitos de consumo estão cada vez mais focados na saúde e no bem-estar e é aí que a empresa tem investido muito nos últimos 10, 15 anos, mas com maior relevo nos últimos dois, três anos", afirmou.

Na cerimónia que hoje assinalou o aniversário da empresa foi sublinhada a "ligação emocional" dos portugueses à marca, o "cuidado constante" com os mais de 700 trabalhadores e a manutenção de processos e receitas que estão na base do seu sucesso, aliadas à inovação.

Tendo nos fiambres (45%), de porco e de aves, e nas salsichas (33%) os seus produtos mais relevantes, a empresa lançou recentemente uma gama de salsichas embaladas em vácuo e com diversos sabores e outra, com baixo teor de gordura e feita a partir de "carnes brancas", sem qualquer tipo de aditivos, destinada aos mais pequenos.

O ministro da Agricultura declarou a sua satisfação por se associar à celebração de uma empresa que "representa muito daquilo que são as principais preocupações do Governo", ou seja, "pôr o país a crescer, a desenvolver-se, a criar emprego e a criar riqueza num quadro de estabilidade".

Capoulas Santos referiu o contributo do setor agroalimentar para a economia nacional ao representar cerca de 2,5% do Valor Acrescentado Bruto (VAB) e mais de 100.000 postos de trabalho, além do desempenho "notável no crescimento das exportações", que no primeiro trimestre do ano cresceram 20% em comparação com igual período de 2016.

Apontando o objetivo do Governo de "abrir mercados" para os produtos portugueses, o ministro afirmou que aos 90 produtos que estão agora a ser colocados em 30 países em breve se vão juntar mais 200 (60 dos quais de origem animal), em 50 outros mercados.

A presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, referiu a importância da empresa para a economia local, salientando igualmente as ações desenvolvidas no âmbito da responsabilidade social, de que se destaca a criação, em 2013, da "Nobre Casa de Cidadania", que homenageia "cidadãos autores de atos nobres".

Isaura Morais aproveitou para, através do ministro da Agricultura, enviar uma "mensagem" ao membro do Governo que detém a pasta das Infraestruturas, Pedro Marques, pedindo para que se concretize rapidamente o Programa de Valorização das Áreas Empresariais, que contempla a recuperação da estrada nacional 114, essencial para "ajudar a reduzir os custos de produção" das empresas instaladas em Rio Maior.

Detida a 100% pela mexicana Sigma Alimentos, a Nobre, marca criada em 1957, tem vindo a crescer nos últimos anos, com o volume de negócios a subir dos 105 milhões de euros em 2014 para os 116 milhões em 2015 e os 130 milhões em 2016, crescimento que se registou igualmente nas vendas para o exterior, com as exportações a subirem dos 25% em 2014 para os 34% em 2015 e os 38% em 2016. Espanha, França e Angola são os principais mercados.

Também o número de postos de trabalho cresceu dos 656 em 2014 para os 731 em 2015 e os 763 em 2016.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório