Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

CGD: Febase denuncia pressões para saída de trabalhadores

A Febase - Federação do Setor Financeiro, afeta à UGT, exigiu hoje à administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) que deixe de pressionar os trabalhadores para aceitarem a pré-reforma.

CGD: Febase denuncia pressões para saída de trabalhadores
Notícias ao Minuto

18:02 - 01/06/17 por Lusa

Economia UGT

Em comunicado, a Febase garantiu estar a ser quebrada a "promessa de que só sairia da CGD quem quisesse", por haver informações de que a "instituição está a pressionar trabalhadores para aceitarem o programa de pré-reformas em vigor".

"O que está a acontecer é que os trabalhadores a partir dos 55 anos que cumprem os requisitos necessários estão a ser chamados ao Departamento de Pessoal, mesmo sem que tenham manifestado interesse em sair do banco", lê-se no comunicado.

A Febase criticou a "pressão inadmissível" sobre os trabalhadores, assim como as "falsas informações sobre progressões na carreira, de forma a influenciar a decisão dos bancários".

A federação indicou estar em causa o congelamento de carreiras durante quatro anos na CGD, enquanto empresa do setor público empresarial, ao abrigo da Lei do Orçamento do Estado.

Como o "congelamento terminou, os trabalhadores esperam a subida ao nível 11 antes de se reformarem, mas o Departamento de Pessoal informa-os de que as progressões acabaram: o que não é verdade, pois o Acordo de Empresa continua em vigor", garantiu a federação, que notou que a contagem dos quatro anos de congelamento "não é pacífico".

"A CGD pretende ignorar esse período, quando o Governo está ainda a ponderar a sua posição", referiu a Febase, que irá transmitir, "de imediato", estas mensagens à CGD, além de as levar também para uma "próxima reunião".

"Os sindicatos da Federação aconselham os associados a não assinarem nada antes de estarem completamente esclarecidos", lê-se ainda no comunicado.

Integram a Febase o Sindicato dos Bancários do Centro, o Sindicato dos Bancários do Norte, o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, o Sindicato dos Profissionais de Seguros de Portugal e o Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Seguradora.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório