Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Governo e bancos acordam redução de 'spreads' máximos

O Governo e a Associação Portuguesa de Bancos (APB) acordaram hoje uma redução nos 'spreads' máximos praticados pelos bancos na linha PME Crescimento 2013, foi hoje revelado em comunicado conjunto.

Governo e bancos acordam redução de 'spreads' máximos
Notícias ao Minuto

17:23 - 07/06/13 por Lusa

Economia PME

A referida linha de crédito para Pequenas e Médias Empresas (PME) já permitiu conceder crédito a entidades no valor de aproximadamente 560 milhões de euros em mais de 7.000 operações, revela o texto enviado às redações pelo Executivo.

O acordo hoje firmado permitirá reduzir os 'spreads máximos' em 0,875 pontos percentuais no segmento de empresas com menor risco (PME Líder) e 0,781 pontos percentuais no segmento de micro e pequenas empresas.

"É importante destacar que esta alteração fixa máximos para esta linha. Espera-se que a prática de concorrência entre bancos permita que as empresas com melhores perspetivas de negócio e com menor risco de crédito possam obter taxas de juro inferiores a esses máximos", é dito.

Ao mesmo tempo, foi acordado o aumento dos máximos para os períodos de carência e prazos de empréstimos.

"Sem prejuízo de se considerar a vantagem da rotação de crédito, os prazos de empréstimo máximos foram aumentados de quatro para seis anos para as micro e pequenas empresas, e nos restantes casos de seis para nove anos. Os períodos de carência de capital foram aumentados de seis meses para 12 meses para as micro e pequenas empresas, e nos restantes casos de 12 para 24 meses", escreve o Governo e os bancos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório