Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Governo oferece salário extra a quem poupar mais na Função Pública

O Ministério das Finanças quer encontrar formas criativas de reduzir a despesa do Estado e para isso, oferece uma recompensa aos trabalhadores que apresentem os melhores resultados.

Governo oferece salário extra a quem poupar mais na Função Pública
Notícias ao Minuto

10:52 - 01/06/17 por Bruno Mourão

Economia Leis

O crescimento progressivo das despesas do Estado ao longo dos primeiros meses de 2017 parecem ter começado a preocupar o Ministério das Finanças e por isso, o Governo decidiu dar início à busca por soluções inovadoras para poupar dinheiro. 

Numa nova portaria publicada esta semana em Diário da República, o ministério liderado por Mário Centeno lança o Sistema de Incentivos à Eficiência da Despesa Pública como base do que espera ser um movimento de redução generalizada da despesa do Estado. 

Segundo o documento, todos os funcionários da Administração Central (não contando com entidades reclassificadas) podem formar equipas de até 40 elementos e apresentar projetos de poupança de dinheiro público até dia 31 de dezembro deste ano. "Apenas são elegíveis candidaturas que contenham uma ou mais iniciativas geradoras de melhorias de eficiência cujo objetivo de redução total de despesa seja igual ou superior a 50.000 euros", avisa o Ministério das Finanças.

Para incentivar os trabalhadores a encontrar as melhores formas de poupar, o Governo oferece prémios às equipas. O destaque vai para a possibilidade de receber um salário extra: "O valor dos incentivos a distribuir pela equipa em cada ano é de 50 % do montante referente à redução de despesa validada pela IGF, até um limite anual global de 100 % da massa salarial mensal da equipa responsável pela melhoria de eficiência".

"Caso existam efeitos de redução de despesa validados, que traduzam a recorrência anual de uma mesma poupança, os mesmos são considerados para atribuição de incentivos até um limite máximo de 4 anos", acrescenta ainda o Ministério das Finanças. Os incentivos financeiros serão distribuídos proporcionalmente de acordo com o salário de cada trabalhador da equipa.

A portaria assinada por Mário Centeno foi publicada hoje, dia 1 de junho, e entrará em vigor já amanhã, dia 2 de junho.

[Notícia atualizada às 11h00]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório