Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Executivo já tem parecer sobre novos administradores da CGD

A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap) já enviou ao Governo os pareceres sobre os novos administradores que o Executivo quer nomear para a CGD, disse à Lusa fonte oficial da entidade.

Executivo já tem parecer sobre novos administradores da CGD
Notícias ao Minuto

16:48 - 07/06/13 por Lusa

Economia Cresap

“A Cresap deu os pareceres e já enviou ao Governo”, disse à Lusa fonte oficial daquela entidade, reiterando que neste momento não há qualquer processo “pendente” quanto às nomeações para a Caixa Geral de Depósitos (CGD).

De acordo com as informações hoje avançadas pelo jornal Público e confirmadas pela Lusa junto do setor bancário, Pedro Pimentel, José Vieira Branco e Hélder Reis são as escolhas do Governo para administradores não executivos da CGD.

Pedro Pimentel, doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa, é professor da AESE – Escola de Direção e Negócios no Porto. José Vieira Branco é embaixador e Hélder Reis é diretor-geral do GPEARI (Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais), do Ministério das Finanças.

Para a Comissão Executiva da CGD, o Governo vai nomear como administradoras Ana Cristina Leal (atualmente no Banco de Portugal) e Maria João Carioca (da gestora de rede multibanco SIBS), as quais já tiveram também parecer positivo da Cresap.

O Executivo vai nomear ainda Álvaro Nascimento como presidente não executivo do banco, diretor da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica do Porto e que atualmente é administrador não executivo da CGD.

A CGD está atualmente num momento de mudança da sua equipa de gestão.

A semana passada, o atual presidente do Conselho de Administração da CGD, Faria de Oliveira, pediu formalmente para sair do cargo que ocupa e dedicar-se em exclusivo à Associação Portuguesa de Bancos (APB).

Além de Faria de Oliveira, de saída da CGD estão ainda os administradores executivos Norberto Rosa e Rodolfo Lavrador.

Norberto Rosa, que tem o pelouro financeiro do banco público, faz parte da administração da CGD desde 2004 e completa este ano o seu terceiro mandato, pelo que não poderia ser reconduzido no cargo, devendo regressar ao Banco de Portugal.

Já Rodolfo Lavrador é o responsável pela área internacional da CGD e, segundo o Diário Económico, deverá deixar as atuais funções uma vez que "não terá cumprido os objetivos" estabelecidos para as operações internacionais do banco público.

Por seu turno, o administrador não executivo Pedro Rebelo de Sousa terá apresentado em meados de abril o seu pedido de demissão do cargo, de acordo com o mesmo jornal.

Já em dezembro, António Nogueira Leite tinha resignado ao cargo de administrador executivo da CGD, por alegadas divergências com a restante equipa de gestores do banco.

A CGD, que tem como único acionista o Estado, realizou na sexta-feira da semana passada a Assembleia-Geral anual ordinária, de onde se esperava que fossem oficializadas as nomeações dos novos administradores, o que não se concretizou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório