Meteorologia

  • 18 JULHO 2024
Tempo
31º
MIN 17º MÁX 33º

Quase todos os pais portugueses ensinam os filhos a lidar com o dinheiro

Seis em cada dez pais acham que deveriam ter aprendido mais sobre literacia financeira quando eram crianças.

Quase todos os pais portugueses ensinam os filhos a lidar com o dinheiro
Notícias ao Minuto

08:28 - 01/06/17 por Goreti Pera

Economia Literacia financeira

Um estudo realizado pela Intrum Justitia revela que 95% dos pais portugueses ensina os filhos a lidar com o dinheiro e que 86% considera que as crianças devem aprender mais sobre economia doméstica nas escolas.

O inquérito sobre literacia financeira foi feito a 20 mil cidadãos de 21 países. As conclusões são apresentadas no Dia Mundial da Criança.

Diz a Intrum Justitia que 58% dos inquiridos em Portugal defende que as escolas tem a grande responsabilidade de ensinar as crianças sobre economia doméstica e que 25% dos entrevistados poupa dinheiro para os seus filhos ou para os seus netos.

Na opinião da diretora-geral da Intrum Justitia, “falar com as crianças sobre o dinheiro é essencial. Esta abordagem deve ser feita desde cedo e é uma função dos pais e também das escolas”.

“Todos sabemos que os mais novos são particularmente vulneráveis no que diz respeito aos gastos excessivos e facilmente entram em situações de incumprimento. Temos de gerir as nossas finanças pessoais durante toda a vida, quer seja para pagar pequenas despesas, quer ao contrairmos crédito, para compra de bens como casa ou carro”,explica Luís Salvaterra num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório