Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Expectativas confirmadas: Portugal cresceu 2,8% no primeiro trimestre

Os dados divulgados esta manhã pelo INE confirmam os números avançados recentemente por Mário Centeno e estimados pelo próprio INE já este mês. Os números elevados do último trimestre de 2016 foram ultrapassados e o objetivo de crescimento para todo o ano pode ser ultrapassado.

Expectativas confirmadas: Portugal cresceu 2,8% no primeiro trimestre
Notícias ao Minuto

11:04 - 31/05/17 por Bruno Mourão

Economia INE

Todas as indicações apontavam para o mesmo número, por isso não é surpresa a confirmação do Instituto Nacional de Estatística: Portugal cresceu 2,8% no primeiro trimestre de 2017, na comparação com o mesmo período do ano passado.

"Esta evolução resultou do maior contributo da procura externa líquida, em consequência da aceleração mais acentuada das Exportações de Bens e Serviços que a observada nas Importações de Bens e Serviços. A procura interna manteve um contributo positivo elevado, embora inferior ao do trimestre precedente, verificando-se uma desaceleração do consumo privado e uma aceleração do Investimento", explica o INE no destaque estatístico desta quarta-feira.

Os números de crescimento homólogo são os melhores dos últimos 10 anos (igualam o resultado do quarto trimestre de 2007), e mantêm a tendência positiva de aumento do PIB iniciada no final de 2013.

"Comparativamente com o 4º trimestre de 2016, o PIB aumentou 1,0% em termos reais (variação em cadeia de 0,7% no trimestre anterior). O contributo da procura externa líquida para a variação em cadeia do PIB passou de negativo para positivo, refletindo o maior aumento das Exportações de Bens e de Serviços face ao registado pelas Importações de Bens e Serviços. O contributo da procura interna diminuiu de forma expressiva devido, principalmente, ao contributo negativo da Variação de Existências. O consumo privado e a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) registaram crescimentos positivos embora menores que os observados no trimestre anterior", esclarece ainda o Instituto Nacional de Estatística.

[Notícia atualizada às 11h25]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório