Meteorologia

  • 12 DEZEMBRO 2019
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

Novo Banco: Contas aprovadas pela primeira vez sem reservas do auditor

O Fundo de Resolução, acionista único do Novo Banco, aprovou hoje em assembleia geral (AG) o relatório e contas de 2016 do banco que, pela primeira vez desde que foi criado em 2014, não apresenta reservas.

Novo Banco: Contas aprovadas pela primeira vez sem reservas do auditor

Segundo disse à Lusa fonte oficial do Novo Banco, a PricewaterhouseCoopers (PwC), auditora do banco de transição resultante da intervenção das autoridades no antigo Banco Espírito Santo (BES) em agosto de 2014, aprovou as contas de 2016 sem reservas.

O Novo Banco teve prejuízos de 788 milhões de euros em 2016 (contra o resultado líquido negativo de 929,5 milhões de euros em 2015), conforme anunciou a instituição liderada por António Ramalho em 12 de abril.

Em final de março, foi assinado o contrato de promessa de venda do Novo Banco à Lone Star, que prevê a venda de 75% do banco ao fundo norte-americano, ficando o Fundo de Resolução - entidade gerida pelo Banco de Portugal mas cuja responsabilidade financeira cabe aos bancos - com 25%.

Em troca, a Lone Star não pagará qualquer preço, tendo acordado injetar 1.000 milhões de euros no Novo Banco para o capitalizar, dos quais 750 milhões quando o negócio for concretizado e os outros 250 milhões até 2020.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório