Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Portugal fez progressos mas deve enfrentar problema do crédito malparado

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou hoje, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, que Portugal alcançou "progressos significativos" em "todas as frentes", mas advertiu para o problema do crédito malparado, que "deve ser enfrentado".

Portugal fez progressos mas deve enfrentar problema do crédito malparado
Notícias ao Minuto

17:40 - 29/05/17 por Lusa

Economia Draghi

"Foram alcançados, de facto, progressos significativos em Portugal, em todas as frentes. Esse é o primeiro ponto que devemos ter em mente. O segundo é que, no entanto, persistem vulnerabilidades significativas, em especial no setor bancário, onde ainda temos um número elevado de crédito malparado, como [acontece] em outros outros países, sobretudo da periferia, e estas vulnerabilidades devem ser enfrentadas", afirmou.

Mario Draghi, que respondia a uma questão do eurodeputado português Pedro Silva Pereira, do PS, durante uma audição perante a comissão parlamentar de Assuntos Económicos, defendeu que "estas vulnerabilidades têm que ser enfrentadas antes de mais para o seu próprio bem [dos bancos], para a estabilidade do sistema bancário, mas também para explorar ao máximo a capacidade dos bancos portugueses de apoiarem e financiarem a economia real".

O presidente do BCE reforçou que as vulnerabilidades resultantes do crédito malparado constituem "um entrave" à capacidade dos bancos conseguirem financiar empresas e famílias.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório