Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Depois dos chineses, um gigante japonês chega para 'conquistar' Portugal

Uma das maiores empresas do Japão vai inaugurar oficialmente esta semana a filial em Lisboa, numa cerimónia com presenças de peso.

Depois dos chineses, um gigante japonês chega para 'conquistar' Portugal
Notícias ao Minuto

13:08 - 29/05/17 por Bruno Mourão

Economia Marubeni

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, o Presidente e CEO da Marubeni, Fumiya Kokubu, o Embaixador do Japão em Portugal, Hiroshi Azuma, e o Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, vão juntar-se esta terça-feira na cerimónia oficial de abertura da primeira filial da Marubeni Corporation em Portugal, um investimento de grande monta apoiado pela AICEP. 

Com a abertura desta filial em Lisboa, a Marubeni demonstra o seu compromisso com o mercado português, prevendo-se que continue a expandir as suas áreas de negócio e a investir em Portugal.  

"Estamos muito felizes com o progresso da nossa estratégia de investimentos em Portugal. Com o estabelecimento de uma filial em Lisboa e trabalhando com os nossos parceiros portugueses, queremos contribuir para o aprofundar das relações entre Portugal e o Japão", afirma o CEO da Marubeni, Fumiya Kokubu, em declarações oficiais divulgadas pela AICEP em comunicado. 

Com um volume de negócios de 90 mil milhões de euros e quase 40 mil trabalhadores, a Marubeni assume-se como um dos verdadeiros colossos do mercado empresarial nipónico, nas áreas de atividade principais: o setor alimentar e produtos de consumo, químicos e produtos florestais, o setor energético e metais, e os transportes e maquinaria industrial. 

Em 2013, a empresa decidiu fazer a primeira aposta em Portugal, através da compra de 50% dos ativos em energias renováveis e termais do GDF Suez of France (agora ENGIE), e voltaria à carga em 2014 com a aquisição da maior empresa de serviços de águas de Portugal, a Administração e Gestão de Sistemas de Salubridade, S.A., com a Innovation Network Corporation of Japan; em 2016, fez o mais recente investimento através da aquisição de 22,5% de acções da Galp Galp Gás Natural Distribuição, S.A. a subsidiária de distribuição de gás da maior empresa de energia portuguesa, a Galp Energia, SGPS, S.A., com a Toho Gas. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório