Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

'Verdes' querem retoma aplicada em IRS, serviços públicos e investimento

O Partido Ecologista 'Os Verdes' (PEV) desejou hoje ver os ganhos do crescimento da economia portuguesa aplicados no alívio fiscal do IRS, na melhoria dos serviços de saúde e transportes e em investimento público, resistindo a Bruxelas.

'Verdes' querem retoma aplicada em IRS, serviços públicos e investimento
Notícias ao Minuto

18:24 - 27/05/17 por Lusa

Economia José Luís Ferreira

"Que estes bons resultados tenham reflexos na vida material das pessoas, nomeadamente no alívio fiscal, com o aumento dos escalões de IRS, mas também ao nível da valorização das funções sociais do Estado, sobretudo ao nível da saúde e dos transportes", disse o dirigente José Luís Ferreira, após o conselho nacional ecologista, em Lisboa.

A reunião do órgão máximo entre congressos do PEV concordou na necessidade de "investir na produção nacional para arrastar o investimento privado" até porque o "contexto externo favorável" pode não durar para sempre.

"A retoma da economia com valores semelhantes, só há uma década, e é preciso recuar até ao início do século para valores mais altos do que os deste primeiro trimestre. Isto vem demonstrar que é possível crescer sem castigar as famílias, que a devolução de direitos e rendimentos também produzem efeitos positivos e que a austeridade não era uma inevitabilidades", sublinhou.

Para o deputado ecologista, "também era bom que este exemplo da economia servisse de estímulo suplementar para que o Governo pudesse resistir às pressões da União Europeia (UE)".

"De cada vez que se dá um passo na devolução de rendimentos e direitos, as coisas ficam a patinar por causa das pressões da UE. Seria bom que o Governo português oferecesse resistência porque o caminho tem de ser este, pois está a dar resultados", defendeu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório