Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Universidade de Lisboa entre as melhores. Agora no ranking de Leiden

A Universidade de Lisboa (ULisboa) é a instituição portuguesa com melhor classificação neste ranking destinado à quantidade e qualidade da produção científica.

Universidade de Lisboa entre as melhores. Agora no ranking de Leiden
Notícias ao Minuto

21:05 - 26/05/17 por João Oliveira

Economia Ensino

Foram hoje divulgados os integrantes do ranking de Leiden, lista essa destinada a avaliar a qualidade do Ensino Superior no que diz respeito à quantidade e sobretudo qualidade da produção científica.

Ao todo, foram avaliadas 902 instituições de ensino superior entre 2012 e 2015. Entre as consideradas as 120 melhores do mundo, está apenas uma universidade portuguesa, a Universidade de Lisboa (Ulisboa) e, mais abaixo, a Universidade do Porto.

A Universidade de Lisboa ocupa o 117.º lugar a nível global e o 31.º se forem consideradas apenas as instituições europeias, ao passo que a Universidade do Porto ocupa o 143.º lugar a nível global e o 40.º lugar se fossem contabilizadas só universidades da Europa.

"O 'ranking' Leiden é algo de muito importante. Para além da posição de liderança que a ULisboa tem a nível nacional, o posicionamento a nível europeu e mundial é também muito relevante. Estamos neste momento em 31.º lugar a nível europeu. Há duas universidades que se estão a destacar no perfil das universidades portugueses, estando a de Lisboa à frente. Isto quer dizer que em termos de publicações de grande impacto, e em revistas boas, estamos numa posição muito confortável e muito positiva", disse à Lusa Ana Simões, pró-reitora da Ulisboa.

Destacando uma subida de seis lugares face ao último 'ranking', a Universidade do Porto diz ser "com bastante satisfação e orgulho" que verifica que a "qualidade da investigação científica produzida na Universidade do Porto tem um crescente impacto e reconhecimento internacional".

Em termos globais, o ranking classifica ainda a Universidade de Coimbra na 349.ª posição, a Universidade de Aveiro na 379.ª, a Universidade do Minho na 498.ª e a Universidade Nova de Lisboa na 506.ª.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório