Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Mesmo depois da crise, emigração jovem e qualificada mantém-se

Ainda assim, mais de metade da população qualificada que foi trabalhar para o estrangeiro mostra vontade em querer regressar a Portugal.

Mesmo depois da crise, emigração jovem e qualificada mantém-se
Notícias ao Minuto

07:00 - 28/05/17 por João Oliveira

Economia Trabalho

Um inquérito internacional à diáspora portuguesa, promovido pela Fundação AEP, concluiu que os jovens portugueses qualificados, ou seja, com habilitações pós-ensino secundário e com idades entre os 30 e 39 anos, continuam a emigrar. Aliás, 2% dos inquiridos chegaram ao seu destino já este ano.

Esse mesmo estudou apurou que mais de metade (56,4%) dos que entretanto emigraram gostariam de regressar ao país e construir uma nova carreira em solo nacional. Contudo, mais de um terço pensa nunca mais regressar a Portugal.

Analisada a cronologia e os efeitos que a crise teve nesta vaga migratória a nível profissional, foi também apurado que o ano de 2012 foi o que congregou mais emigração no país.

Sobre as camadas populacionais mais jovens, “cerca de 65% dos jovens emigrantes pensam regressar. Destes, 34% apenas afirma ‘provavelmente regressarei a Portugal’, 23% que ‘certamente regressarei a Portugal mas ainda não existem planos nesse sentido’ e só 8% declara que ‘certamente regressarei a Portugal e já existem planos nesse sentido’”, informa a AEP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório