Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal quer ficar praticamente livre do FMI em 2019

Uma apresentação do IGCP aos investidores internacionais 'levanta o véu' sobre os planos nacionais de pagamento do resgate.

Portugal quer ficar praticamente livre do FMI em 2019
Notícias ao Minuto

10:20 - 26/05/17 por Bruno Mourão

Economia Financiamento

O peso do empréstimo do FMI a Portugal continua a ser desproporcional aos atuais custos de financiamento nacionais. Por isso mesmo, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) está a preparar um plano de reembolsos antecipados que garante o pagamento de quase todos os valores devidos até ao final de 2019. 

Numa apresentação aos investidores disponibilizada através do site do IGCP, é revelado que "o Ministro das Finanças pediu formalmente a aprovação por parte dos restantes membros da União Europeia e das instituições europeias de um plano de pagamento antecipado de mais uma parte do empréstimo do FMI (equivalente a 9,7 mil milhões de euros) durante os próximos 30 meses". 

Fazendo as contas, o pedido feito por Mário Centeno significa que até ao final de 2019 Portugal espera deixar apenas dois mil milhões de euros por pagar ao FMI, , valor que deverá ser devolvido em 2021.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório