Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"Correções salariais não comprometeram competitividade externa"

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vitor Constâncio, disse hoje, em Lisboa, que as correções salariais feitas em Portugal "não comprometeram a competitividade externa" da Economia e não impediram a diminuição do desemprego.

"Correções salariais não comprometeram competitividade externa"
Notícias ao Minuto

21:15 - 25/05/17 por Lusa

Economia Vítor Constâncio

Falando aos jornalistas depois de uma aula a estudantes do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), o responsável notou o crescimento na economia nacional, referindo não haver dúvida que "está numa evolução muito positiva".

"Uma parte dessa aceleração do crescimento resultou procura externa e não apenas de dinamismo da procura interna, o que é importante porque releva que, por exemplo, algumas correções salariais não comprometeram a competitividade externa da Economia e não impediram que o desemprego tivesse continuado a diminuir. São aspetos positivos para a economia portuguesa", referiu.

Vitor Constâncio frisou que a economia portuguesa cresceu 2,8% no primeiro trimestre de 2017 face ao mesmo período do ano passado

O antigo governador do Banco de Portugal recordou que o "desempenho da política orçamental" levou a Comissão Europeia a recomendar a saída do país do Procedimento por Défice Excessivo, o "que é muito importante".

"Desse quadro de melhoria de desempenho orçamental está também a concretização de um salto positivo no denominado saldo primário, isto é não contando com o pagamento de juros, o que é muito importante para diminuir a dívida pública em relação ao produto nacional", acrescentou.

Para Constâncio, a "diminuição da importância da dívida é importante para a reação dos mercados financeiros e países, como Portugal que ainda têm uma dívida pública elevada, têm que manter saldos primários positivos".

O vice-presidente do BCE proferiu uma palestra num seminário no âmbito do Mestrado em Monetary and Financial Economics (Economia Monetária e Financeira) do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório