Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Novo Banco fecha venda de 41% da Nanium à Amkor Technology

O Novo Banco concretizou a venda da sua participação de 41,06% no capital social e créditos da Nanium (ex-Qimonda), empresa de semicondutores, à sociedade norte-americana Amkor Technoloy, informou hoje a entidade, sem revelar valores.

Novo Banco fecha venda de 41% da Nanium à Amkor Technology
Notícias ao Minuto

19:58 - 25/05/17 por Lusa

Economia Negócio

O negócio já tinha sido anunciado no início de fevereiro e vai ter um "impacto neutro a positivo no rácio de capital 'common equity tier 1' (CET1) do Novo Banco", referiu a instituição liderada por António Ramalho.

"Esta transação representa mais um importante passo no processo de desinvestimento de ativos não estratégicos do Novo Banco, prosseguindo este a sua estratégia de foco no negócio bancário doméstico", realçou a entidade no comunicado enviado hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Na terça-feira, a secretaria de Estado da Internacionalização também informou que a operação da compra da Nanium (ex-Qimonda) pela empresa americana Amkor Technology foi concluída e permitiu ao Estado recuperar créditos de 8,9 milhões de euros.

A Nanium resultou da falência da multinacional alemã Qimonda, cujo processo de falência teve início em 30 de março de 2009, por decisão do tribunal administrativo de Munique.

A ex-Qimonda era detida pela AICEP, em representação do Estado português, com 17,88%, e pelos bancos BCP (41,06%) e BES (41,06%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório