Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Galp participa no leilão do pré-sal no Brasil em Outubro

A petrolífera portuguesa Galp Energia prepara-se para participar da próxima ronda de licitações para exploração de petróleo na região do pré-sal no Brasil, avançou hoje o presidente da companhia, Manuel Ferreira de Oliveira.

Galp participa no leilão do pré-sal no Brasil em Outubro
Notícias ao Minuto

16:39 - 06/06/13 por Lusa

Economia Ferreira de Oliveira

"Estamos a prepararmo-nos para a próxima ronda [do leilão de blocos exploratórios]. A nossa presença no Brasil é estratégica e de longo prazo e aproveitaremos todas as oportunidades que o processo competitivo nos oferecer", afirmou Ferreira de Oliveira, à margem do seminário realizado pela Galp no Rio de Janeiro.

O próximo leilão a que o gestor se refere deverá ocorrer em outubro deste ano com oferta de blocos na área conhecida como pré-sal, em águas ultraprofundas do litoral brasileiro.

A área em leilão inclui a zona conhecida como Libra, na Bacia de Santos, descoberta pelo poço 2-ANP-0002A-RJS, em 2010.

A expectativa é de que a região possua um volume de 26 mil milhões a 42 mil milhões de barris de petróleo, dos quais de oito a 12 mil milhões recuperáveis.

O presidente da Galp considerou de "grande sucesso" a participação da empresa portuguesa na última ronda de licitações no Brasil, na qual obteve nove projetos, todos em parceria com a petrolífera brasileira Petrobras.

A Galp investe hoje no Brasil entre 600 e 800 milhões de euros por ano, valor destinado principalmente ao mega projeto no poço conhecido como Tupi, na Bacia de Santos, um dos maiores projetos de exploração de petróleo em curso hoje no mundo.

Dos oito mil milhões de euros previstos no plano de negócios 2013-2017 da Galp, cerca de 65% é destinado ao Brasil, segundo estimativas de Ferreira de Oliveira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório